top of page
A casa.jpg

Sobre nós

Fazer o bem sem olhar a quem e para quem. Levar a todos uma Umbanda limpa e pura, transmitindo amor e paz, com a finalidade de alcançarmos a prosperidade e crescimento espiritual. O "material" é consequência e merecimento.

 

Exu Arranca Toco


Exu Arranca Toco pertence à Linha das Almas chefiada por Omulu.
Pelo fato de que o Exu Arranca Toco normalmente se apresenta com a forma mistificada de um caboclo, muita gente pensa que é o caboclo que tem o mesmo nome.
Sua visão astral é de um índio com um símbolo de Ogum no peito e um manto vermelho e verde.
A verdade é que Exu Arranca Toco é uma entidade da esquerda da Umbanda e Caboclo Arranca Toco é uma entidade da direita da Umbanda. Ele seria um caboclo quimbandeiro.
O campo de atuação desse Exu é geralmente nas matas, onde ele é o responsável em cuidar de todos os cemitérios clandestinos ou qualquer lugar na mata onde enterrarem um corpo.
Trabalha com velas pretas, vermelhas, brancas, verdes, pontos, fundanga e pimenta dedo de moça.
Fuma charuto e bebe.
Costuma trabalhar descalço, com calça arregaçada.
Recebe oferenda nas matas.
Em alguns livros ele é descrito como Exú Tira-Toco, em outros como Exu Arranca-Toco.
Pertence a linha negativa de Ogum, sendo serventia de Sr. Ogum Beira Mar.

 

Zé Pelintra


José dos Anjos, nascido no interior de Pernambuco, era um negro forte e ágil, grande jogador e bebedor, mulherengo e brigão. Manejava uma faca como ninguém e enfrentá-lo numa briga era o mesmo que assinar o atestado de óbito. Os policiais já sabiam do perigo que ele representava. Dificilmente encaravam-no sozinhos, sempre em grupo e mesmo assim não tinham a certeza de não saírem bastante prejudicados das pendengas em que se envolviam.
Não um  coração ruim, muito pelo contrário, era bondoso, principalmente com as mulheres, as quais tratava como rainhas.
Sua vida era a noite. Sua alegria, as cartas, os dadinhos a bebida, a farra, as mulheres e por que não, as brigas. Jogava para ganhar, mas não gostava de enganar os incautos, estes sempre dispensavam, mandava embora, mesmo que precisasse dar uns cascudos neles. Mas ao contrário, aos falsos espertos, os que se achavam mais capazes no manuseio das cartas e dos dados, a estes enganava o quanto podia e os considerava os verdadeiros otários. Incentivava-os ao jogo, perdendo de propósito quando as apostas ainda eram baixas e os limpando completamente ao final das partidas. Isso bebendo aguardente, cerveja, vermouth, e outros alcoólicos que aparecessem.
​Apesar de ser um espírito "boêmio", "malandro" e brincalhão, este ente de luz, trabalha com seriedade.
É conhecido como o advogado dos pobres. A figura é de um homem negro vestido com terno de linho branco e chapéu de igual cor.
Na Umbanda ele se manifesta tanto na direita (guias como preto velho, baianos, etc) e esquerda (exus).

 

Oração ao Mestre Zé Pelintra

 

Salve Deus Pai, criador de todo o universo
Salve Oxalá força divina do amor
Exemplo vivo de abnegação e carinho
Bendito seja o Senhor do Bonfim
Salve Zé Pelintra, mensageiro da luz, guia e protetor de todos aqueles que em nome de Jesus, praticam a caridade
Dai-nos Zé Pelintra, o sentimento suave que se chama misericórdia
Dai-nos o bom conselho
Dai-nos a proteção quando puder
Dai-nos o apoio, a instrução espiritual de que necessitamos para darmos aos nossos inimigos o amor e a misericórdia que lhe devemos, por amor de nosso Senhor Jesus Cristo, para que todos os homens sejam felizes na terra e possam viver sem amarguras, sem lágrimas e sem ódio.
Tomai-nos, Zé Pelintra, sob a vossa proteção
Desviai de nós os espíritos atrasados e obsessores enviados pelos nossos inimigos encarnados e desencarnados e pelo poder das tevas.
Iluminai nosso espírito, nossa alma, nossa inteligência e o nosso coração, abrasando-nos nas chamas do vosso amor por nosso Pai Oxalá.
Valei-nos Zé Pelintra, nesta necessidade, concedendo-nos a graça do nosso auxílio, junto a nosso Senhor Jesus Cristo, em favor deste pedido que nos fazemos agora (faça o pedido mentalmente) 
E que Deus Nosso Senhor, em sua infinita misericórdia nos cubra de bençãos e aumente a vossa luz e a vossa força, para que mais e mais possais espelhar sobre a terra a caridade e amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e uma Salve Rainha.

Esta prece dever ser feita diante de uma vela acesa, oferecida ao Mestre Zé Pelintra. Pode também ser feita como novena, rezando-se todas as sextas-feiras, diante de uma vela acesa.

 

Oração extraída do site: http://www.mestrezepelintra.com.br/oracaozepelintra.htm 

Dirigentes

bottom of page